Biblioteca Digital




Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.


Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

Faça parte da nossa newsletter

Preencha os dados abaixo e receba conteúdos exclusivos.

Trava-línguas – Luísa Costa Gomes e Jorge Nesbitt


Trava-línguas (ou destrava-línguas, como também se lhes chama) são pequenos textos, em prosa ou em verso, que jogam sobretudo com os sons das palavras e que se distinguem por serem normalmente difíceis de dizer. Se forem ditos muito depressa, é quase impossível pronunciá-los sem tropeçar. Alguns dos trava-línguas tradicionais não têm outro significado senão o da dificuldade da articulação ou da repetição da mesma letra. Neste livro procurou- se, criando textos novos ou adaptando textos antigos da nossa literatura tradicional, que todos eles contassem uma história simples. Exercício de ouvido e de comunicação, a leitura de trava-línguas é um desafio divertido e educativo para todas as idades.

Acesse o Livro

O pescador que nunca pescava nada – Rafaello Bergonse


Trata de um pescador que nunca pescava nada, apesar de ir todos os dias à costa para pescar. Contudo, um dia apanhou um peixinho prateado, mas era tão pequenino, tão jovem que o pescador segurou-o cuidadosamente para não o magoar e devolveu-o ao mar.

Passaram-se muitas semanas, vários meses e o pescador não conseguia pescar nada. A mulher ironizava: “Lá foste tu dar de comer aos peixes, outra vez!” Ela não compreendia o que ele sentia à beira do mar, que ora era azul e transparente, ora era sombrio e cheio de segredos, um verdadeiro mistério. Apesar de vir sempre com o cesto vazio, ele nunca desanimava.

Só que um dia…

Acesse o Livro

Os Opostos – André Letria


Álbum de imagens cartonado de pequeno formato, este volume da coleção das aventuras de Foxi e Meg explora a ideia da diferença entre conceitos opostos. Sem conter uma narrativa escrita, o livro permite que a criança invente a historia a partir das pistas que são as ilustrações de André Letria. Muito colorido e facilmente identificáveis, as imagens recriam situações facilmente reconhecíveis de modo a que a criança compreenda a ideia da oposição que esta implícita. Adjetivos, advérbios e nomes que fazem parte do dia-a-dia são assim concretizáveis através de exemplos concretos.

Acesse o Livro

Onde meto meu nariz ? Conceição Areias e Catarina Cardoso


Ensinar as crianças a gostar de manter uma higiene e uma alimentação saudáveis torna-se uma tarefa fácil e aliciante com estas rimas, que os mais pequenos vão decorar ao mesmo tempo que se divertem.

Acesse o Livro

Uma Flor chamada Maria – Alves Redol


Queres viajar, Maria Flor? Viajar é correr mundo, voar mais alto que os pássaros ou pisar o chão da Terra ou as ondas do Mar Alto... É ver bichos de muitas cores e feitios, montanhas, rios e ribeiros e pessoas e lugares... Conhecer e descobrir, inventar e duvidar sabendo cada vez mais, sem nunca pensar que basta o mundo que se conhece. E alargá-lo com amor dentro de nós e dos outros.

Acesse o Livro

Fala Bicho – Violeta Figueiredo

 

São vinte histórias, muito simples, de bichos que falam e brincam - tudo numa linguagem que explora e rima, os sons e, evidentemente, a imaginação. (...) Se existe verdadeiramente um género que se possa chamar «poesia infantil«, deve ser este que Violeta Figueiredo nos apresenta.

Acesse o Livro